28 de outubro de 2020

Fatores locacionais da indústria

Imagem: Frauke Feind por Pixabay - Indústria petroquímica

Os fatores locacionais são as diversas vantagens que determinado lugar pode fazer para atrair a instalação de indústrias. No momento de escolher uma localidade para instalar uma indústria, os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar a taxa de lucro de seu investimento. Os principais fatores locacionais que atraem indústrias são:

1. Matérias - primas: minerais e agropecuáriasLugares que apresentam um fácil acesso a matérias-primas são considerados vantajosos para a instalação de empresas.

2. Energia: petróleo, gás, eletricidade, etc. Se um país ou região possui uma grande produção de energia, o número de investimentos tende a aumentar.

3. Mão de obra: pouco qualificada (baixa remuneração) ou muito qualificada (alta remuneração). Geralmente as empresas procuram lugares em que a mão de obra seja barata e que atenda os seus interesses.

4. Tecnologia: parques tecnológicos, incubadoras, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). São locais atraentes para empresas que necessitam desses serviços, uma vez que eles formam profissionais especializados e garantem rápido aprimoramento da produção industrial.

5. Mercado consumidor: relacionado à quantidade de pessoas e disponibilidade de renda. Quando um local apresenta um grande mercado consumidor, há um aumento do número de empresas e fábricas que buscam instalar-se nessa região para atender esse mercado e gerar lucros.

Ideologia

O termo "ideologia" possui vários sentidos, o que torna difícil a conceituação da palavra. O senso comum entende ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma realização sobre algo. Na visão clássica, ideologia é uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, o termo é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.

A filósofa Marilena Chaui assim define a ideologia:

"É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador (...)".

Para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.

O termo "ideologia" foi usado pela primeira vez no início do século XIX pelo filósofo francês Antoine Destutt de Tracy, em seu livro Fundamentos da Ideologia (1801-1815).


Fonte: OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/ideologia.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/ideologia.htm

27 de outubro de 2020

Mercado de capitais

É um sistema que reúne atividades ligadas ao capital financeiro. É representado por bancos comerciais e de investimentos, Bolsas de Valores e sociedades corretoras. Esses agentes negociam ações, títulos públicos e privados, moedas (câmbio) e commodities (produtos agrícolas e minerais).

O mercado de capitais é aquele em que atuam as empresas de “capital aberto” , ou seja, aquelas que admitem qualquer pessoa como sócia, uma vez que pode ser adquirida uma parte do empreendimento através da venda de ações. 

As ações e os títulos do mercado de capital são negociados nas bolsas de valores, que é o espaço físico do mercado financeiro. O preço das ações e dos títulos é  variável, mudando de acordo com a lei da oferta e demanda (bens com muita procura e pouca oferta tem preços elevados e vice-versa).

No mercado financeiro, ativo é tudo o que tem valor e que pode ser negociado. Os principais ativos negociados no mercado de capitais são:
Ações: são uma fração da empresa. O investidor quando adquire ações se torna sócio da organização e por elas recebe lucros e dividendos.
Debêntures: são empréstimos realizados pelos investidores para uma empresa. A empresa que precisa de capital emite títulos de dívida e o investidor se torna o credor dessa empresa.
Commercial Papers: conhecidos por nota promissórias, são títulos de dívida, assim como as debêntures. As empresas oferecem commercial papers quando precisam de recursos financeiros de forma rápida e querem fugir dos juros bancários.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 20217.
https://www.significados.com.br/mercado-de-capitais/
https://www.coachfinanceiro.com/portal/saiba-qual-e-o-conceito-de-mercado-financeiro/

26 de outubro de 2020

Países emergentes

Imagem: Reprodução
Um país emergente apresenta atributos (como PIB expressivo, economia diversificada com parque industrial dinâmico e capacidade para influenciar decisões geopolíticas e econômicas em nível regional) que lhe conferem protagonismo em ascensão nas relações internacionais.

Os países emergentes são classificados como subdesenvolvidos que apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.

Em linhas gerais, os países emergentes apresentam economias de industrialização recente, que se desenvolveram na segunda metade do século XX e no início do século XXI.

O que diferencia os países emergentes dos demais é o avançado processo de industrialização pelo qual esses países passaram, processo esse assentado principalmente pela instalação maciça de empresas multinacionais.

São países considerados emergentes os que fazem parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), do MIST (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia), dos Tigres Asiáticos (Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan), dos Novos Tigres Asiáticos ( Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas). Na América do Sul, merecem destaque também a Argentina e o Uruguai.

Fonte: LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Lazaro Anselmo; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm
https://www.preparaenem.com/geografia/paises-emergentes.htm
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa