Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.
28 de outubro de 2020
Logística
Fatores locacionais da indústria
1. Matérias - primas: minerais e agropecuárias. Lugares que apresentam um fácil acesso a matérias-primas são considerados vantajosos para a instalação de empresas.
2. Energia: petróleo, gás, eletricidade, etc. Se um país ou região possui uma grande produção de energia, o número de investimentos tende a aumentar.
3. Mão de obra: pouco qualificada (baixa remuneração) ou muito qualificada (alta remuneração). Geralmente as empresas procuram lugares em que a mão de obra seja barata e que atenda os seus interesses.
4. Tecnologia: parques tecnológicos, incubadoras, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). São locais atraentes para empresas que necessitam desses serviços, uma vez que eles formam profissionais especializados e garantem rápido aprimoramento da produção industrial.
5. Mercado consumidor: relacionado à quantidade de pessoas e disponibilidade de renda. Quando um local apresenta um grande mercado consumidor, há um aumento do número de empresas e fábricas que buscam instalar-se nessa região para atender esse mercado e gerar lucros.
Ideologia
O termo "ideologia" possui vários sentidos, o que torna difícil a conceituação da palavra. O senso comum entende ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma realização sobre algo. Na visão clássica, ideologia é uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, o termo é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.
A filósofa Marilena Chaui assim define a ideologia:
Para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual."É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador (...)".
O termo "ideologia" foi usado pela primeira vez no início do século XIX pelo filósofo francês Antoine Destutt de Tracy, em seu livro Fundamentos da Ideologia (1801-1815).
Fonte: OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
27 de outubro de 2020
Mercado de capitais
É um sistema que reúne atividades ligadas ao capital financeiro. É representado por bancos comerciais e de investimentos, Bolsas de Valores e sociedades corretoras. Esses agentes negociam ações, títulos públicos e privados, moedas (câmbio) e commodities (produtos agrícolas e minerais).
O mercado de capitais é aquele em que atuam as empresas de “capital aberto” , ou seja, aquelas que admitem qualquer pessoa como sócia, uma vez que pode ser adquirida uma parte do empreendimento através da venda de ações.Commercial Papers: conhecidos por nota promissórias, são títulos de dívida, assim como as debêntures. As empresas oferecem commercial papers quando precisam de recursos financeiros de forma rápida e querem fugir dos juros bancários.
Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 20217.
https://www.significados.com.br/mercado-de-capitais/
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa