11 de novembro de 2020

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

A Geografia social do Brasil

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Criado pela ONU na década de 1990 para avaliar e comparar o padrão da vida das nações, o IDH é considerado o indicador socioeconômico mais amplo e completo porque leva em consideração três aspectos importantes: expectativa de vida ou longevidade (saúde), o grau de escolaridade (educação) e a renda per capita (PPC - distribuição de renda).

Educação: são observados os níveis de conhecimento e averiguado o grau de instrução, a taxa de alfabetização e a taxa de escolaridade na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior. Questões como evasão escolar, taxas de repetência e demais aspectos também podem influenciar o setor de ensino, bem como a eficiência das políticas educacionais. 

Saúde: verifica os aspectos relacionados à qualidade de vida de uma população através da expectativa de vida ao nascer, que representa a média de anos de vida de um cidadão no país. Esse aspecto está relacionado à eficiência do setor da saúde no país, que  deve garantir acesso aos tratamentos de saúde públicos, entre outros serviços. 

Renda:  mede a qualidade de vida em relação aos aspectos econômicos, como o PIB per capita (soma de todos os bens e serviços produzidos ao longo de um ano dividida pelo total de habitantes). Esse critério indica o padrão de vida do brasileiro não levando em consideração a desigualdade da distribuição de renda. 

O IDH é a média comparativa dos valores correspondentes a esses três aspectos. Varia de 0,0 (nenhum desenvolvimento total) a 1,0 (desenvolvimento humano pleno). Quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho de uma nação. Com base nos valores obtidos no IDH, a ONU classifica os países segundo alguns níveis de desenvolvimento. Esses níveis são: baixo (de 0,0 até 0,499), médio (de 0,500 a 0,699), elevado (de 0,700 a 0,900) e muito elevado (acima de 0,900).

De acordo com o levantamento divulgado em 2019 pelo Pnud, o Brasil apresentava um IDH de 0,761. Apesar de alto, esse índice colocava o Brasil em 79º lugar no ranking do desenvolvimento humano, numa posição bem modesta quando se considera que o país estava entre as dez maiores economias do mundo. Na América Latina, ocupa a 4ª posição, atrás do Chile, Argentina e Uruguai. O crescimento no índice foi de 0,001 ponto em relação ao ano anterior.

Nos últimos anos, o país tem conseguido melhorar sua posição a passos tímidos. Tal melhora está relacionada à elevação da expectativa de vida e à diminuição do analfabetismo, associado à maior presença das crianças na escola. No âmbito interno, o desenvolvimento regional desigual reflete-se na discrepância entre as regiões brasileiras, cujos melhores IDH estão concentrados nos estados das regiões Sul e Sudeste e os piores, no Nordeste.

Outro ponto a destacar é a verificação por vários institutos públicos ou acadêmicos da desigualdade racial expressa por meio do IDH. Esses institutos e órgãos públicos, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o IBGE, diagnosticaram uma menor apropriação de renda pela população preta ou parda, assim como menor índice de escolaridade, o que está indissociavelmente ligado à herança escravocrata do país. O positivo, segundo dados do IBGE, é que houve considerável avanço da escolaridade entre a população negra na primeira década do século XXI. 
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Fonte: 
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017. 
SILVA, Edilson Adão Cândido; JÚNIOR, Laercio Furquim. Geografia em rede. São Paulo: FTD, 2016.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/idh-brasil.htm 
https://www.oitomeia.com.br/noticias/2019/12/09/brasil-mantem-posicao-no-indice-de-desenvolvimento-humano-em-2019/

Cidadania

Cidadania é definida nos dicionários como qualidade de cidadão. Mas o que significa a palavra cidadão? Cidadão é aquele que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado

Na Grécia Antiga, "cidadão" era o nome dado ao membro da "cidade". Os cidadãos gregos se responsabilizavam pela coletividade, tendo o poder de atribuir e distribuir os postos ligados a funções públicas, envolvendo, por exemplo, a justiça e a política.

O termo cidadania, hoje, está ligado ao Direito e é estabelecido na Constituição Federal. É possível definir cidadania como o "conjunto de direitos e deveres civis, sociais e políticos de um povo que habita um determinado território". 

O cidadão é aquele que possui e goza de determinados direitos. Ter direitos significa ter a capacidade e a autonomia para usufruir determinados benefícios legais garantidos pelo Estado aos seus habitantes. Como exemplo, podemos citar ser possuidor de documentos, tais como certidão de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de motorista, etc. Poder ter direitos a esses documentos são direitos civis de cada pessoa.

A ideia de direitos tem como contrapartida a de deveres, uma vez que os direitos dos indivíduos são condicionados ao cumprimento de seus deveres. O Estado, por sua vez, tem o dever de garantir os direitos humanos, protegendo-os contra violações.

Para que uma pessoa exerça a cidadania é necessário uma tomada de consciência e criação do senso de pertencimento. Com as pessoas se enxergando como agentes de transformação da sociedade, com a responsabilidade de se colocar como parte atuante em busca do bem coletivo. 

Mas a cidadania está distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos e de vítimas da violência.

Fonte:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/cidadania
https://fia.com.br/blog/cidadania/
https://epocanegocios.globo.com/
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

10 de novembro de 2020

Karl Marx

 

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O pensador alemão Karl Marx (1818-1883) é um dos autores clássicos da Sociologia. Seu pensamento tanto foi inspiração de revoluções socialistas quanto alvo de crítica da filosofia liberal. Suas teorias sobre a sociedade capitalista permitem a construção de uma reflexão crítica sobre as relações de produção e suas consequências para a organização social. Segundo Marx, o motor da história é a luta de classes, que teve início com a propriedade privada dos meios de produção. Para ele são as condições materiais que definem problemas e soluções de uma sociedade.

Principais obras

* O manifesto do partido comunista: escrita por Karl Marx e Friedrich Engels, foi publicada em 1848. Produzido no contexto das revoltas daquele ano na Europa, esse manifesto é considerado um dos mais importantes e contundentes documentos políticos da sociedade contemporânea, tendo servido de base para a maioria das interpretações políticas e econômicas que se fazem dela.

* A ideologia alemã: um dos mais importantes trabalho, escrito e publicado entre 1845 e 1846, traz à tona uma primeira formulação precisa do conceito de materialismo histórico dialético, demonstrando que a tese dialética de Marx tomou um rumo totalmente diferente da dialética de seu professor, Hegel.

* Contribuição para uma Crítica da Economia Política:  nessa obra, Marx fala de algumas noções relacionadas ao valor, à moeda e à mercadoria.

* O Capital: a obra é tida como a mais densa e completa produção marxista, que consagrou  a sua teoria social sobre a divisão de classes sociais, a burguesia e a exploração do trabalho. Nessa obra, Marx faz uma espécie de genealogia do capitalismo e estuda as contradições geradas por esse sistema. 

Fonte: 
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/karl-marx.htm

Max Weber

 

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O sociólogo, historiador e economista alemão Max Weber (1864-1920) desenvolveu o método de análise conhecido como sociologia compreensiva. Sua metodologia utiliza-se do tipo ideal, um modelo conceitual acentuado e abstrato daquilo que se observa na realidade. Weber exerceu papel destacado na constituição de uma Sociologia com base histórica e pautada na análise qualitativa dos fenômenos sociais. ele afirma que, ao recordar o objeto de pesquisa, o cientista estabelece critérios para definir o que é mais relevante no universo temático ao qual se dedica. Tal escolha se dá com base em valores. Admitir que o cientista social estabelece um recorte é admitir que o objeto de estudo é lapidado pelo cientista que o observa. Assim, o objeto de estudo não é uma "coisa" independente do olhar do cientista, como proposto por Durkheim.

Obras - A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), Economia e sociedade (1910), A ciência como vocação (1917); após a sua morte, sua esposa Marianne Schnitger Weber foi responsável pela publicação póstuma do segundo volume de Economia e sociedade (1921), A metodologia das ciências sociais (1922) e História econômica geral (1923).

Fonte: SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/max-weber.htm
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa