1 de outubro de 2019

Os grandes biomas terrestres - parte 2

Na primeira parte do estudo sobre biomas vimos a relação entre biomas e clima e estudamos os biomas das regiões temperadas e frias (tundra, floresta boreal, floresta temperada, pradarias, estepes e vegetação mediterrânea), Hoje damos sequência ao assunto abordando os biomas das regiões tropicais (floresta tropical e savana), deserto e vegetação de altitude ou de montanha. 

A área de ocorrência dos biomas tropicais é delimitada pelos trópicos de Câncer e de Capricórnio e atravessada pelo equador.. É uma região dominada por massas de ar quente e em geral úmido, tropicais e equatoriais, com temperatura média do mês mais frio igual ou superior a 18°C. A biodiversidade é uma característica das regiões tropicais, que é marcada por dois grandes biomas: as florestas tropicais e as savanas.

30 de setembro de 2019

Os grandes biomas terrestres - parte 1

A Terra compreende várias esferas, estreitamente  relacionadas entre si. Na verdade, a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera firmam um único conjunto - a biosfera, ou "esfera da vida", que é a parte da Terra onde estão os seres vivos.
A biosfera é integrada por grandes conjuntos denominados biomas, termo proposto em 1916 pelo ecologista norte-americano Clements, para designar "uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes". Cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal (florestas, campos, vegetação de desertos, savanas, etc.), que lhe confere uma característica visual própria (ALMEIDA e RIGOLIN, 2012).
 Os biomas da Terra
Por Terpsichores - CC BY-SA 3.0
Os biomas e o clima

28 de setembro de 2019

Principais tipo de chuva que ocorrem no Brasil

1. Chuva frontal
 Imagem: Diogo Azê (Flickr)
Resultam do choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.
As frentes são zona de contato entre duas massas de ar de características diferentes, uma quente e  outra fria. Nas frentes, ocorre a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva. O volume de água precipitada e a área de abrangência estão relacionadas com a intensidade das massas de ar, que é variável no decorrer do ano.
As chuvas frontais são frequentes no litoral do Brasil, como consequência do encontro da massa polar atlântica (fria) com a massa tropical atlântica (quente).

A umidade do ar e as precipitações não superficiais

Umidade do ar

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
A umidade do ar é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Ela varia de um lugar para outro e até em um mesmo lugar, dependendo do dia, do mês ou da estação do ano.

Umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar tem relação com o seu ponto de saturação, que é a sua capacidade máxima de reter umidade. Por exemplo, umidade relativa de 60% quer dizer que faltam 40% para atingir a capacidade de retenção total de vapor de água no ar e começar a chover. Ao atingir 100% é atingido o total de vapor de água que a atmosfera pode comportar. É o que se chama ponto de saturação.

Questões sobre geografia agrária

1. (UFRGS) Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações:
I. A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola e trouxe consigo o êxodo rural.
II. A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação em detrimento da agricultura familiar.
III. A reforma agrária é, atualmente, uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e II

24 de setembro de 2019

22 de setembro de 2019

A geografia agrária e a agropecuária

Imagem: Pixabay
Geografia Agrária

"É a ciência que estuda a terra e as suas formas de exploração e cultivo". "É o ramo que estuda as relações sociais, econômicas  e ambientais do campo para o avanço das práticas agrícolas". O principal foco de estudo da geografia agrária é o campo, por ser o espaço de cultivo e de desenvolvimento da agricultura.
Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal e produção de matérias-primas  A agricultura é a base para o desenvolvimento humano e econômico.
As questões de acesso à terra (estrutura fundiária) são definidas pelo espaço agrário, que regula as leis que rege a produção, como preços dos produtos, quantidades, implicações ambientais, etc.

20 de setembro de 2019

Questões sobre comércio mundial e blocos econômicos

1. A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi instituída com base nos princípios do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT, do inglês, General Agreement ou Tariffs and Trade). É função da OMC
a) assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro internacional.
b) financiar projetos de exportação para promover o comércio entre os países.
c) administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais.
d) desenvolver modelos e cláusulas de contratos de comércio internacional.
e) controlar desequilíbrios no sistema cambial dos países-membros.

19 de setembro de 2019

Blocos econômicos regionais: Asean e Apec

Asean
Imagem: https://ms.wikipedia.org/wiki/Fail:Bendera_ASEAN.jpg
Criada em 1967, a Asean (Association of South East Asian Nations) tem como objetivo acelerar o crescimento econômico e contribuir para a paz e a estabilidade regional. Funcionando como uma zona de livre-comércio desde 2008, tem pretensões de atingir no futuro uma integração maior. Tem como países-membros: Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. Os países observadores são Timor Leste e Papua-Nova Guiné.
A Asean foi criada com o objetivo de desenvolver o Sudeste Asiático e aumentar a estabilidade política e econômica da região.
A Asean possui um mercado consumidor importante e uma grande participação no comércio mundial.

18 de setembro de 2019

Blocos econômicos regionais: Nafta


O Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (North American Free Trade Agreement) foi assinado em 1992 por Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1° de janeiro de 1994. 
O Nafta tem como objetivo a eliminação das tarifas de importação para que as mercadorias circulem livremente entre os países integrantes. Nesse bloco existem grandes diferenças socioeconômicas entre os parceiros: enquanto Estados Unidos e Canadá são potências econômicas, o México é um país em desenvolvimento.

Apesar de a circulação de mercadorias e de serviços ser grande e isenta de impostos entre os países do Nafta, a circulação de pessoas continua muito rígida, principalmente quando envolve a emigração de mexicanos para os Estados Unidos.

Com a criação do Nafta, empresas norte-americanas passaram a instalar indústrias maquilladoras (montadoras) no norte do México, próximo da fronteira com os Estados Unidos, tendo em vista os baixos impostos e a mão de obra barata.

O Nafta é um gigantesco mercado consumidor com PIB (Produto Interno Bruto) de 23,1 trilhões de dólares (estimativa 2019).

Desde a criação do Nafta, com a gradativa redução das barreiras alfandegárias entre os três países-membros, o comércio intrabloco cresceu muito, o que desviou o fluxo de mercadorias de outras regiões, principalmente da União Europeia.

A criação do Nafta acentuou a dependência do Canadá e do México em relação aos Estados Unidos.
Além dos países da América do Norte, o Chile participa do acordo como membro associado. O país sul-americano tem a vantagem da redução de impostos para comercialização de mercadorias com os demais membros do bloco.
Imagem: Reprodução

Fonte (Livros):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 2. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 2. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
VIEIRA, Bianca Carvalho et.al. Ser protagonista: geografia. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
Fonte (Web):
https://www.suapesquisa.com/geografia/nafta.htm
https://www.infoescola.com/geografia/nafta/
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa