29 de dezembro de 2019

2020 termina uma década ou inicia uma nova?

Imagem: de mohamed Hassan por Pixabay 

Hoje vou conversar com você sobre uma dúvida que tem surgido, que é sobre o novo ano que logo se inicia. Seria  o ano de 2020 o início de uma nova década  ou é o fim da década atual? Vamos retornar ao passado para entender?

21 de dezembro de 2019

A aprendizagem fora da escola

Imagem: StockSnap por Pixabay
Existe um  novo cenário no processo de aprendizagem? Parece que sim, é um novo paradigma da educação, um modelo de comportamento da sociedade que está sendo substituído por outro. O que estamos vendo atualmente é uma aprendizagem que acontece fora da escola.

19 de dezembro de 2019

Unidades de Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental Lagoa Verde
Imagem: Reprodução
No post anterior falamos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e sobre  as Unidades de Proteção Integral . O Snuc é uma das mais importantes diretrizes da agenda ambiental brasileira e separa as Unidades de Conservação do país em duas categorias de manejo: Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável.

18 de dezembro de 2019

Unidades de Proteção Integral

Estação Ecológica do Taim
Imagem: Reprodução
Dando sequência ao assunto Meio Ambiente, hoje vamos estudar o que são Unidades de Proteção Integral.

Em julho de 2000, foi aprovado no Brasil o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, uma das mais importantes diretrizes da agenda ambiental brasileira. O Snuc pretende articular todas as Unidades de Conservação (UC) estabelecidas no território brasileiro em torno de diretrizes, objetivos e princípios comuns.

13 de dezembro de 2019

O turismo sustentável é possível?

Ponte na Reserva Natural Salto Morato - Paraná
Imagem: Fundação Grupo Boticário 

Hoje o assunto é o turismo ecológico ou turismo sustentável.

Sob o ponto de vista econômico, o turismo é uma das principais fontes de renda do mundo, faz parte do setor terciário como categoria de prestação de serviços. Movimenta a economia de uma cidade, de uma região ou país. Como exemplo de países em que o turismo é a principal atividade econômica temos as Ilhas Maldivas, a Croácia, a Ilha de Malta, a Tailândia, a Jamaica e a Islândia . 

11 de dezembro de 2019

Cascata do Caracol - beleza indescritível

Imagem: Parque do Caracol
Hoje a nossa viagem é pelo sul do Brasil. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a bela paisagem da Serra Gaúcha: a cascata do Caracol.
O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação localizada no município de Canela, no Rio Grande do Sul. Possui uma área de 25 hectares e está a 7 quilômetro da sede municipal. Fica em uma área com uma altitude média é de 760 metros.

10 de dezembro de 2019

A criatividade ensina a voar

Imagem: https://www.gratispng.com/
Hoje vou falar com você sobre um assunto que me inquieta nos últimos anos, de que vamos desenvolvendo habilidades e não desenvolvemos os nossos talentos naturais. Aprendemos uma profissão para exercer um trabalho que vai garantir a nossa sobrevivência e vamos  adquirir bens. Onde vamos parar com tudo isso? Como estimular a criatividade que manifestamos quando crianças e que ao longo dos anos vamos perdendo?
O educador Rubem Alves fala de escolas que são gaiolas e escolas que são asas.

8 de dezembro de 2019

O arquipélago fluvial de Anavilhanas - Amazônia

Imagem: https://www.acritica.com/
No post anterior o foco foi o imenso rio Amazonas. Hoje convido você a continuar comigo o passeio pelo norte do Brasil. O assunto é uma área natural preservada de uma beleza indescritível: Anavilhanas.

6 de dezembro de 2019

O imenso rio Amazonas

Imagem: https://almalivre.tur.br/
O rio Amazonas é um dos mais extensos do mundo, com 6 992,06 km de extensão e mais de mil afluentes, como o Madeira, o Negro, o Purus e o Juruá.  É o rio que possui o maior volume de água do planeta . Sua gigantesca bacia hidrográfica (7 milhões de quilômetros quadrados) abrange sete países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. A água que flui pela bacia do rio Amazonas  equivale a 20% da água doce líquida da Terra.

5 de dezembro de 2019

Rio Uruguai

Imagem: Lisiane Klein Zamaro
O rio Uruguai é um curso de água que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas a 440 metros de altitude, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catariana. A sua nascente é o rio Pelotas e a foz é o rio da Prata. É um rio muito importante no sul do Brasil e serve de fronteira entre o Brasil e a Argentina e entre esse país e o Uruguai.

3 de dezembro de 2019

A indústria cultural e a cultura de massa

Imagem: Reprodução
Os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o termo "indústria cultural", que consiste na adaptação fordista da produção em série para o mundo das artes e da cultura. Nesse sentido, os  meios de comunicação são fundamentais para a propagação da produção em massa, que geram nos indivíduo falsas necessidades que só podem ser satisfeitas pelos produtos do capitalismo. O que está de acordo com a ideia da "modernidade líquida" de Bauman.

29 de novembro de 2019

Você sabe o que é modernidade líquida?

Imagem: https://www.flickr.com/photos/azrainman
O que significa modernidade líquida?

Bauman usou a metáfora da "liquidez" ou da fluidez para caracterizar o estado da sociedade moderna, que, como os líquidos, fica mudando de forma. “ Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo (...)". Segundo o autor, esse termo foi criado para se referir à sociedade atual, que vive num ritmo incessante de transformações decorrentes do capitalismo globalizado.

É uma sociedade voltada para o individualismo e o consumismo Para Bauman, “o problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo”. É um mundo onde tudo se torna descartável rapidamente. Na vida contemporânea,  já não é possível fazer planos e traçar metas a longo prazo, porque tudo tem que ser muito rápido e a curto prazo.

Esse modo de vida da sociedade está afetando as  relações sociais dos indivíduos pela vulnerabilidade e fluidez da vida atual. Segundo o autor,  “os contatos online têm uma vantagem sobre os off-line: são mais fáceis e menos arriscados - o que muita gente acha atraente. Eles tornam mais fácil se conectar e se desconectar.(...)". Com isso se perde as qualidades necessárias para manter relações de confiança com as outras pessoas.

O  ser humano do mundo liquido tem dificuldade em manter a sua identidade,  em saber o que é certo e errado, o que é necessário e o que é descartável. É uma sociedade angustiada e insegura que tenta conter os seus medos com muros altos, câmeras de segurança e outros aparatos que possam trazer a sensação de que está protegido.

Para compreender melhor o assunto, assista ao vídeo abaixo e comente o que você achou.



Fonte (internet):
PELLEGRINI PEREIRA, L. A.; CHIACHIRI FILHO, A. R. Vida instantânea: espaço e tempo na contemporaneidade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 8, n. 2, 19 abril 2018. Disponível em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10024.
http://www.unama.br/noticias/sociedade-liquida
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-da-modernidade-liquida.htm
https://pensamentoliquido.com.br/vivendo-em-tempos-liquidos/

27 de novembro de 2019

Compressão espaço-tempo

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay
O geógrafo britânico David Harvey criou um dos mais importantes conceitos do pensamento geográfico: a compressão espaço-tempo. É uma reflexão sobre a mudança na percepção da relação entre o espaço e o tempo que ocorre em função das transformações tecnológicas no setor de transportes: conforme os veículos se tornam mais rápidos, os espaços são percorridos em menos tempo. À medida que a tecnologia avança, é como se a Terra estivesse ficando "menor".

Essa mudança na percepção do espaço-tempo que ocorre no século XXI alterou não só o convívio humano e os seus valores individuais, mas também a relação do homem com o ambiente. Fala-se em compressão por causa desse aparente encolhimento das barreiras espaciais provocado em nome da globalização.

Qual a velocidade do meio de transporte mais rápido em cada época?

1500-1840
As embarcações a vela eram movidas pela força dos ventos e sua velocidade era de 16 km/h;  as carruagens eram movidas por tração animal e sua velocidade também era 16 km/h.
1850-1930
A capacidade de armazenamento de mercadorias e a velocidade dos barcos e locomotivas a vapor eram muito maiores do que as das embarcações a vela e carruagens. A velocidade dos barcos a vapor era de 57 km/h e das locomotivas era de 100 km/h.
1960
O uso comercial de aviões a jato com motor de grande propulsão venceu barreiras naturais e encurtou grandes distâncias. A velocidade dos aviões é de 1100 km/h.


Atividades

Observe a imagem e responda.

1. Do ponto de vista metafórico, podemos afirmar que o mundo encolheu?

2. O esquema avança até 1960, aproximadamente meio século atrás. Que novos incrementos tecnológicos você acha que reafirmaria a ideia de que a Terra parece estar ficando menor?


Fonte: SILVA, Edilson Adão Cândido; JÚNIOR, Laércio Furquim. Geografia em rede. Vol 1. São Paulo: Editora FTD, 2016. 

25 de novembro de 2019

ONGs ambientais importantes que atuam no Brasil

Imagem: https://www.gratispng.com/
As ONGs voltadas para para a proteção ambiental estão espalhadas em todos os países e atuam no sentido de orientar a sociedade para o consumo consciente dos recursos naturais, além de denunciar crimes contra o meio ambiente.
Existem muitas ONGs ambientais importantes atuando aqui no Brasil e a seleção que fiz foi baseada em pesquisa  e pelo meu critério de conhecimento sobre elas. Sei que deixei de citar nomes de organizações com grande atuação no país, por isso proponho que você me auxilie nessa tarefa indicando outras instituições que deveriam estar nessa lista.

24 de novembro de 2019

Organização Não Governamental - ONG

ONG é a sigla para Organização Não Governamental, que são organizações que desenvolvem trabalhos sem fins lucrativos e sem vínculos com governos, partidos políticos, religiões ou nacionalidades, que se empenham em defender alguma causa relevante em escala local, nacional ou global.

As ONGs são importantes para conseguir benefícios sociais ou ambientais para o planeta.
Alguns exemplos de ONGs e a causa que defendem:
Direitos Humanos: Anistia Internacional Human Rights Watch
Saúde Pública: Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras
Meio Ambiente: Greenpeace SOS Mata Atlântica.

Como Criar uma ONG?
No Brasil, uma ONG deve ter um estatuto registrado em cartório, CNPJ e inscrição estadual para funcionar legalmente. Isso vai permitir a arrecadação de recursos, abertura de conta bancária, etc.

Fonte:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 2. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/organizacao-nao-governamental-ong.htm
https://www.todamateria.com.br/organizacao-nao-governamental/

23 de novembro de 2019

Você sabe o que é população economicamente ativa?

Obra Operários - Tarsila do Amaral
Imagem: Reprodução
População Economicamente Ativa se refere ao grupo de pessoas que está colocado no mercado de trabalho ou que está procurando se inserir nele com algum tipo de atividade em troca de remuneração econômica. Segundo o IBGE,  as pessoas que fazem parte da PEA são classificadas como populaçãocupada e população desocupada. A primeira classificação se refere às pessoas que possuem algum ofício em um período determinado, que pode ser remunerado, não remunerado, por conta própria ou como empregador. Já a segunda classificação se refere às pessoas que estão desempregadas, mas que estão em busca de colocação no mercado de trabalho.

21 de novembro de 2019

Novas posturas para uma vida mais sustentável

Para adotar um estilo de vida mais sustentável é preciso, muitas vezes, mudar comportamentos culturalmente arraigados e aceitar novos pontos de vista e novas posturas em relação ao uso dos recursos naturais, como a água, o ar, o solo, entre outros. Esses recursos são essenciais  para a sobrevivência dos seres humanos e das demais formas de vida do planeta.

20 de novembro de 2019

Estrutura etária da população


Entender a  estrutura da população de um país é de grande importância para a elaboração de políticas governamentais e definir o tipo de planejamento que deve ser feito. Exemplificando, uma população com alta taxa de crescimento demográfico terá um maior número de jovens e crianças. Já um país cuja população cresce pouco ou tem crescimento negativo, possui muitos idosos. Esses dados vão se refletir na composição da população ativa, na expectativa de vida e nas necessidades do mercado de trabalho.

19 de novembro de 2019

Áreas de preservação permanente


Áreas de Preservação Permanente 
São áreas, cobertas ou não por vegetação nativa, localizadas na zona rural ou urbana, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora,proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. (Código Florestal Brasileiro).

18 de novembro de 2019

Por que as pessoas migram?

 
Obra Segunda Classe - Tarsila do Amaral
Imagem: Reprodução
Começamos o nosso estudo sobre migrações pela análise visual da obra Segunda Classe, da artista brasileira Tarsila do Amaral. O que observamos na pintura? Fisionomias tristes e intimidadas. As mulheres parecem querer se esconder atrás dos homens, com exceção da senhora do centro que carrega no colo a criança de branco. As crianças passam a impressão de estarem tímidas e assustadas. O que lhes aguarda nessa nova vida que vão enfrentar?

16 de novembro de 2019

Energia eólica

Imagem: Reprodução
A força dos ventos
Os ventos são formados pelo movimento do ar e têm uma força extraordinária. Em determinado momento, os seres humanos começaram a imaginar como converter toda essa força natural em energia. E isso passou a ser feito já na antiguidade, em sistemas de bombeamento de água, moagem de grãos e movimentação de barcos. Veja na imagem abaixo um moinho de vento.
Imagem: jignesh511 - https://pxhere.com

Como a energia do vento é convertida em energia elétrica?


A energia do vento é transformada em energia elétrica através de uma turbina eólica com hélices que se movimentam com a velocidade do vento. Grandes turbinas (aerogeradores) são colocadas em locais abertos com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento dessas turbinas gera energia elétrica. Observe no infográfico abaixo.

Imagem: Reprodução

A energia eólica - fonte renovável de energia

Entre as fontes de energia renováveis do Brasil, a energia eólica vem crescendo muito, ocupando atualmente o segundo lugar na matriz elétrica brasileira, atrás das hidrelétricas.
De acordo com o documento Resenha Energética Brasileira, do Ministério de Minas e Energia (exercício de 2018), a energia eólica teve um crescimento de 14,4% em 2018 e representa 7,6% da matriz elétrica do Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), no país há atualmente 601 usinas eólicas em operação, com potência instalada  de 15000 MW.

Vantagens da energia eólica

A energia produzida pelos ventos é renovável e, além de ser uma fonte com reduzido impacto ao longo de sua implantação, a eólica não emite CO2 em sua operação, substituindo, portanto, outras fontes de geração de energia elétrica com emissão.

E você, conhece uma usina de energia eólica? Qual a fonte de energia elétrica da sua cidade?
Imagem: LUCASGREY, por Pixabay
Fonte (internet):
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/vento.htm
https://www.todamateria.com.br/energia-eolica/
https://www.aneel.gov.br/
https://www.portal-energia.com/energia-eolica/
http://abeeolica.org.br/
http://abeeolica.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Boletim-Anual_2018.pdf
http://super-energia-eolica.blogspot.com
https://g1.globo.com/ultimas-noticias/noticia/brasil-atinge-8o-lugar-em-ranking-mundial-de-energia-eolica.ghtml

15 de novembro de 2019

Hidrelétricas

Hidreletricidade
Imagem: Reprodução 
Os rios que apresentam declividade acentuada em seu curso  possuem potencial hidrelétrico, principalmente se seu suprimento de água for garantido por clima ou hidrografia favoráveis.

Para gerar eletricidade a partir da água dos rios, é essencial que haja desníveis onde barragens possam ser construídas de maneira que uma represa seja criada. Trata-se de uma forma de aquisição de energia considerada não poluente, relativamente barata e renovável, embora o alagamento de grandes áreas, por causa da construção das barragens e do represamento da água, cause grandes impactos socioambientais.

Impactos socioambientais causados pela construção das hidrelétricas

A hidreletricidade gera energia elétrica mais limpa e barata do que outras fontes, sim, porém
a sua construção gera impactos, como o desalojamento de populações, o alagamento de vegetação nativa ou de áreas agrícolas, além da alteração na vazão dos rios, entre outros impactos socioambientais. Por isso, a sua construção deve ser sempre precedida de minucioso estudo das consequências ambientais, sociais e arqueológicas,  a fim de comprovar  a viabilidade técnica, social, ambiental e econômica do represamento. Mais adiante estudaremos com profundidade esses impactos.
Funcionamento de uma barragem
Fonte: ANEEL
Países com grande potencial hidráulico
A produção de energia hidrelétrica depende da energia solar, pois a água é transportada para compartimentos mais elevados do relevo pela evaporação e posterior precipitação. Por isso, os países de relevo ondulado, grande extensão territorial (com maior área de insolação) e muitos rios, geralmente apresentam grande potencial hidráulico. É o caso do Brasil, do Canadá, dos Estados Unidos, da China, da Rússia e da Índia.

As cinco maiores centrais hidrelétricas do mundo

Central Hidrelétrica Três Gargantas
É a maior central hidrelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e foi concluída em 2012. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial.
Esta barragem tem 181 metros de altura e 2335 metros de comprimento.
Por Source file: Le Grand PortageDerivative work: Rehman - CC BY 2.0.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Itaipu
Fica no rio Paraná, fazendo fronteira entre Brasil e Paraguai, é a segunda maior hidrelétrica do mundo. Seu lago ocupando uma área de 1350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 km ao norte. Itaipu tem uma potência de geração de 14.000 MW.
A construção teve início em 1975 e foi concluída em 1982.
Imagem: Reprodução
Imagem: https://www.itaipu.gov.br/energia/barragem
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Xiluodu
Possui uma potência instalada de 13860 MW. Fica no rio Jinsha, próximo de Sichuan, China. É a segunda maior hidroelétrica da China, e a terceira maior do mundo.
Começou a ser construída em 2005 e foi concluída em 2013.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Guri
Possui uma potência instalada de 10235 MW. Localiza-se na Venezuela, no rio Caroni, no estado de Bolívar. Tem 7.426 metros de comprimento e 162 de altura. 
A sua construção começou em 1963, e foi concluída em duas fases. A primeira terminou em 1978 e a segunda em 1986.
Imagem: Reprodução
Central Hidrelétrica de Tucuruí
Possui uma potência instalada de 8370 MW. Fica no rio Tocantins, no município de Tucuruí, Pará, no Brasil. A barragem de Tucuruí tem 11 km de comprimento e 78 m de altura. O desnível da água varia com a estação entre 58 e 72 m. O reservatório tem 200 km de comprimento e 2.850 km² de área quando cheio.
Sua construção teve início em 1975, e foi concluída em 1984, numa primeira fase, e depois em 1998 teve início a construção da ampliação da central hidrelétrica,  que foi concluída em 2010.
Imagem: Reprodução
Você poderá gostar também:
Fontes de energia do Brasil
Energia elétrica - Brasil

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
https://www.portal-energia.com/maiores-centrais-hidroeletricas-mundo/
https://www.itaipu.gov.br/
https://www.aneel.gov.br/infografico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrel%C3%A9trica_das_Tr%C3%AAs_Gargantas
http://clubeuropeuessl.blogspot.com/2012/01/edp-tres-gargantas-barragens-i-i-as.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/04/as-10-maiores-usinas-hidreletricas-do.html

14 de novembro de 2019

Questões - Dinâmica populacional

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
1. Existem duas formas principais de se abordar o quantitativo populacional em um espaço. De um lado temos as taxas de __________________, que representam o número de habitantes por quilômetro quadrado; de outro, temos as taxas de __________________, que estão relacionais ao número de habitantes independente do tamanho do território.
A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é:
a) densidade demográfica e superpovoamento
b) crescimento vegetativo e população absoluta
c) população local e população geral
d) densidade demográfica e população absoluta
e) crescimento vegetativo e população geral.

13 de novembro de 2019

Questões - Hidrografia

Imagem: https://www.gratispng.com/
Compreendendo conteúdos
1. Como se dá o abastecimento de água em um rio? Como se formam as nascentes?
2. Defina bacia hidrográfica e rede de drenagem.
3. Explique o que é assoreamento e quais são as suas consequências.
4. Por que os rios, especialmente em trechos de planície, possuem um leito maior e um
leito menor? Mencione as consequências de não se levar em consideração esse fato
na ocupação das várzeas de muitos rios, principalmente nas cidades.
5. Quais são as principais formas de aproveitamento econômico dos rios brasileiros?

Questões de vestibulares e enem

1. O aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km² e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do aquífero por agrotóxico, conforme a figura:

12 de novembro de 2019

Energia elétrica - Brasil

A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo. A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em fontes de energia não renováveis, os combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, nas termelétricas. Já a matriz elétrica brasileira está baseada em fontes de energia renováveis, isso porque grande parte da energia elétrica gerada pelo Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica vem crescendo bastante.

10 de novembro de 2019

Energia e meio ambiente

Toda energia produzida no planeta é resultado da utilização e transformação dos recursos naturais. Então, o tema energia tem muita relação com o meio ambiente.

Vamos começar a nossa abordagem pelos combustíveis fósseis, recursos não renováveis na natureza.
A queima desses combustíveis  é altamente poluente, no entanto, o sistema de transporte mundial usa predominantemente esse tipo de combustível. Além dos problemas para a saúde, os combustíveis fósseis  acentuam o efeito estufa e causam outros sérios problemas ambientais, como as chuvas ácidas e a intensificação das ilhas de calor.

9 de novembro de 2019

Teorias demográficas

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
As teorias demográficas foram elaboradas para  analisar a dinâmica da população mundial e compreender a influência dessa dinâmica no desenvolvimento dos países. A seguir, vamos estudar três que mais se destacam: a teoria malthusiana, formulada no fim do século XVIII, a neomalthusiana e a reformista, do pós-Segunda Guerra Mundial.

Teoria Malthusiana
Teoria elaborada pelo economista, demógrafo e estatístico Thomas Robert Malthus, que a expôs em sua obra Ensaio sobre a população, em 1798. Sua teoria se baseava em dois postulados:

Subemprego

Imagem: Reprodução
É todo tipo de trabalho e prestação de serviços remunerados, como o de vendedores ambulantes, guardadores de carros, trabalhadores domésticos sem registro em carteira, boias-frias, etc., que compõem a economia informal, aquela que não aparece nas cifras oficiais, pois não conta com nenhum tipo de registro e não recolhe impostos.
No Brasil, os trabalhadores nessa situação não podem contar com apoio da Previdência Social, nem possuem direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, etc. Sem registro na carteira, eles não têm direito a FGTS, licença maternidade ou qualquer auxílio do governo em caso de desemprego.

O subemprego também pode ser considerado um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado. Pela falta de oferta de empregos para profissionais qualificados, o trabalhador se obriga a ocupar vagas em subempregos.

Geralmente os subempregos têm remunerações muito baixas.

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
Fonte (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Subemprego
https://www.significados.com.br/subemprego/

7 de novembro de 2019

Fases do crescimento demográfico


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Em um estudo anterior, vimos que o crescimento demográfico de uma determinada área (seja bairro, cidade, estado, país, grupo de países, continente) está ligado a dois fatores: ao crescimento vegetativo ou natural e ao saldo migratório. O primeiro corresponde à diferença entre nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) verificada em uma população; o segundo corresponde à diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada. Tendo como referência essas duas taxas, o crescimento populacional poderá ser positivo ou negativo.

As quatro fases do crescimento demográfico

6 de novembro de 2019

Lagoa dos Barros - linda e cheia de mistérios

Por Rodrigo Ferrarezi - Obra do próprio, CC BY 3.0
Recentemente escrevi um post chamado "Cadê a lagoa que havia aqui?", sobre uma lagoa que existiu em Cruz Alta e que foi drenada e aterrada nos anos 1940. Então comecei a fazer buscas na internet para saber mais sobre outras lagoas a fim de ampliar o assunto, até porque estou trabalhando nos primeiros anos as águas continentais superficiais. Minhas buscas focaram em saber mais sobre lagoas localizadas aqui no Rio Grande do Sul, porque gosto de começar pela realidade mais próxima de mim e depois ir ampliando para outros estados do Brasil.

Mapa Estados do Brasil - Goiás

Goiás está situado na região Centro-Oeste, sendo uma das 27 unidades da federação do Brasil. Possui uma área de 340.125,715 km². A sua população no último censo (2010) era de 6003.788 pessoas e, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019, é de 7.018.354 pessoas. A densidade demográfica (2010) é de 17,65 hab/km².
Os municípios mais populosos de Goiás são (estimativa 2019): Goiânia (1.516.113), Anápolis (386.923), Rio Verde (235.647), Águas Lindas de Goiás (212.440) e Luziânia ( 208.299).
Por TUBS - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

4 de novembro de 2019

Comunicação sem fio

Imagem: Pixabay
Em telecomunicações, as comunicações sem fio (wireless) consistem na transferência de dados e informações sem a utilização de cabos e geralmente é transmitida através de frequência de rádio, infravermelhos, etc. As distâncias podem ser curtas, como a que há entre a televisão e o seu controle remoto ou longas, como a que ocorre nas transmissões de ondas de rádio.

Essa tecnologia foi criada a partir de experimentos de Nikolla Tesla, e possibilitou décadas mais tarde o surgimento de invenções como os celulares, os notebooks, vídeo e outros dispositivos portáteis.
Em 1894, Tesla conseguiu uma transmissão sem fio, e passou a ser considerado um dos maiores engenheiros eletrotécnicos da história da humanidade.

O mundo atual utiliza a tecnologia sem fio na comunicação via satélite (módulo via satélite, internet via satélite, rede interplanetária), infravermelho (controles remotos, lasers, controles de segurança, comunicações de curto alcance), rádio broadcast (rádio AM/FM, rádio de comunicação entre aviões, navios e cidades), wifi (roteadores de WLAN utilizadas nas casas, roteadores de redes internas empresariais, normalmente utilizadas para redes internas de internet), comunicação telefônica (telefones celulares, 3G e 4G de celulares).
Imagem: Reprodução
Fonte:
https://acrediteounao.com/10-grandes-invencoes-humanidade/
https://gizmodo.uol.com.br/como-comecou-essa-historia-de-transmitir-informacoes-sem-fio/
http://www.vanialima.blog.br/2019/07/somos-fisicos-revolucao-wi-fi.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%B5es_sem_fio

3 de novembro de 2019

Cadê a lagoa que havia aqui?

Em 2017, escrevi um post chamado Imagens que contam a história de Cruz Alta sobre as casas antigas da cidade e explicava que muitas dessas casas haviam sido demolidas para dar lugar à prédios mais "modernos". Do ponto de vista histórico isso é considerado um prejuízo para a memória e  identidade de uma cidade. Porém não foi somente contra o patrimônio histórico da cidade que houve prejuízo, em termos ambientais também houve danos irreversíveis.

2 de novembro de 2019

Conceitos básicos - Nação e etnia

O conceito de nação é muito importante nos estudos da geografia da população. Esse conceito é aqui utilizado em seu sentido antropológico como sinônimo de etnia, definindo um grupo de pessoas que apresenta uma história comum e vivencia um padrão cultural que lhe assegura uma identidade coletiva.

A humanidade é constituída de pessoas de diversas etnias e modos de vida. A população de um país pode conter várias nações ou etnias, como se evidencia na Rússia, na Índia, na China e na Indonésia. São países multinacionais ou multiétnicos.

O Brasil é composto de diversas nações indígenas minoritárias - os kaiapós, os munduruku, os kadiwéu, os guarani, além de outras 215 etnias ( e mais de oitenta povos isolados sobre os quais a Funai afirma ainda não haver informações objetivas).
As nações indígenas mantém sua língua, seus costumes, sua organização social.
Imagem -  nações indígenas
 Por Lecen - see below Agência Brasil / Valter Campanato/ABr, CC BY 3.0 

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
Fonte (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndios_do_Brasil
https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-cultura-tupi-guarani-foi-impactada-pelo-homem-branco/

1 de novembro de 2019

Conceitos demográficos - Indicadores sociais

O aumento da população de um lugar em um determinado período é chamado de crescimento demográfico ou populacional, e pode ser explicado por dois fatores: o crescimento vegetativo e as migrações.
Crescimento demográfico é, portanto, o resultado da soma dos nascimentos com as migrações, subtraindo-se as mortes, em determinado período.
Crescimento vegetativo ou natural
Ao analisar a população de um país ou de uma região, ou seja, analisar o número de nascimentos e de mortes, o saldo será positivo se o número de nascimentos superar o de mortes. Caso contrário, se o número de mortes for maior que o de nascimentos, a população decrescerá e o saldo será negativo. A essa relação entre nascimentos e mortes dá-se o nome de crescimento vegetativo ou natural

30 de outubro de 2019

Conceitos básicos - População e povo

Imagem: Reprodução
População
É o conjunto de pessoas que reside em determinada área, que pode ser um bairro, um município, um estado, um país ou o planeta todo. A população pode ser caracterizada de acordo com vários aspectos, como gênero, faixa etária, religião, etnia, local de moradia e atividade econômica praticada.As condições de vida e o comportamento da população são retratados por indicadores sociais: taxas de natalidade e mortalidade, expectativa de vida, índices de analfabetismo, participação na renda, etc.
População absoluta
É  o número total de habitantes de um lugar (cidade, estado, região ou país).
População relativa (densidade demográfica)
É a taxa que mede o número de habitantes por quilômetro quadrado.
População brasileira 
É o conjunto de todos os habitantes do país; engloba os estrangeiros residentes, com direitos assegurados por tratados internacionais e na própria Constituição Federal.
Povo brasileiro
É composto de habitantes natos e estrangeiros naturalizados que, de forma regulamentada, têm direitos e deveres de participação na vida política do país.
Quando nos referimos à população de um país, também podemos considerar os conceitos de:
País populoso 
Um país é considerado populoso quando o número absoluto de habitantes é alto. O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com cerca de 210 milhões de habitantes (estimativa 2019).
País povoado
Um país é povoado quando o número de habitantes por quilômetro quadrado é elevado. O Brasil é pouco povoado, com aproximadamente 24 habitantes por quilômetro quadrado. Observe o mapa abaixo (IBGE - censo 2010) e veja que a população brasileira se concentra nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
Mapa: IBGE (censo 2010)

Fonte (livro): MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
Fonte (internet):
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceitos-demograficos.htm
https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html
https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa